Joomla Hill Uncategorized O X (ex-Twitter) pode ser bloqueado no Brasil? Veja o que dizem os especialistas

O X (ex-Twitter) pode ser bloqueado no Brasil? Veja o que dizem os especialistas

0 Comments


O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, mas também uma das mais controversas. Com milhões de usuários em todo o globo, a plataforma tem sido palco de debates acalorados sobre liberdade de expressão, censura e desinformação.

Recentemente, o ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou a criação de uma nova empresa chamada O X, que tem como objetivo desenvolver soluções descentralizadas para redes sociais. A novidade gerou especulações sobre como a plataforma será recebida em diferentes países, inclusive no Brasil.

Diante do histórico conturbado do Twitter no país, muitos se questionam se O X poderá ser bloqueado por autoridades brasileiras. Para entender melhor essa questão, consultamos especialistas em direito digital e liberdade de expressão.

Segundo Ana Paula Goulart, advogada especializada em direito digital, a possibilidade de bloqueio de O X no Brasil dependerá muito das políticas e práticas adotadas pela nova empresa. “Se o O X seguir os mesmos padrões de moderação e transparência do Twitter, é provável que também enfrente algumas resistências por parte das autoridades brasileiras”, explica.

Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, concorda com essa avaliação. “O histórico do Twitter no Brasil mostra que a empresa já enfrentou diversos embates com o governo e sofreu até mesmo bloqueios judiciais. Se O X seguir uma linha semelhante, é possível que também enfrente problemas por aqui”, afirma.

No entanto, ambos os especialistas ressaltam que é difícil prever o que acontecerá com O X no Brasil, uma vez que a plataforma ainda está em fase inicial de desenvolvimento. “É importante aguardar para ver como a empresa vai se posicionar em relação a questões sensíveis, como discurso de ódio e desinformação, para ter uma ideia mais clara do cenário que enfrentará no país”, diz Goulart.

Independentemente do desfecho, a chegada de O X ao mercado certamente trará novos desafios e discussões sobre liberdade de expressão e regulação das redes sociais. Enquanto isso, usuários e especialistas acompanham com atenção os desdobramentos desse novo capítulo no universo digital.